domingo, 29 de novembro de 2009

À primeira vista

Nunca havia usado o IrFanView. Aprendi a editar imagens com o Photoshop já no meu primeiro curso de informática e, depois, só fui me atualizando sobre as novas versões do programa, porque ele já atende todas as minhas expectativas. Mas a proposta deste exercício do curso de Jornalismo 2.0 era testar um editor de imagens um pouco mais simples, o IrFanView, e a experiência não foi nem um pouco ruim.


Já de início, descobri três coisas importantes sobre o programa: ele é gratuito, é leve e simples de usar, depois que você se acostuma com ele. Não é preciso nenhum conhecimento de edição de imagens para fazer o trabalho, ao contrário do Photoshop que já exige um pouco mais de preparo de seu usuário. Depois, descobri um quarto fator que também me deixou satisfeita, que foi o fato de que agora ele tem suporte em português.

O que me agradou


1. Conversão – No guia File, há a opção Batch Conversion/Rename, onde os arquivos podem ser convertidos facilmente pra BMP, JPG, e outros. Eu ainda posso simplesmente optar pelo comando Salvar Como e escolher o formato.

2. Efeitos – É fácil para alterar cores, adicionar texturas, e aplicar diversos efeitos às imagens, como retirar olhos vermelhos de fotos.

3. Slideshows – Diretamente do programa é possível criar um slideshow com direito a imagens, música e textos.

4. PrintScreen – É fácil lidar com imagens de PrintScreen (aquelas que transformam em imagem aquilo que é visualizado na tela do computador). Com o programa aberto, por meio do comando Crtl + PrintScreen, pode-se criar a imagem da tela direto na área de visualização


O que eu não gostei


1. Recorte – Abri a imagem e fui traída pela lógica. Na barra de ferramentas havia o ícone de uma tesoura. Mas não adianta fazer o recorte da imagem com ele. Ao contrário do Photoshop, que abre uma janela do tamanho da imagem recortada (quando você recorta algo e opta por abrir um novo arquivo para colar o seu recorte), isso não ocorre no IrFanView.


2. Telas – O programa acaba abrindo algumas janelas que, para quem é iniciante, não ajudam muito. É o caso de quando você vai salvar uma imagem.

Vamos ao exercício


1. Usando a ferramenta recortar (selecione e recorte)
 
Esta era a imagem original. A vista da janela do apartamento onde moro em um amanhecer nublado. Eliminei os prédios e me dar uma vista um pouco mais natural, só com o sol surgindo e a árvore.


 Como foi: Demorei a perceber que era preciso ir ao menu editar, optar por Create custom crop, selecionar a área que queria aproveitar, e depois clicar novamente em editar, optando dessa vez por Cut – outside área. Então, a imagem ficou com enormes bordas pretas e para eliminá-las foi preciso ir a editar e escolher Auto crop borders.







2. Usar a ferramenta resize (redimensionar)

Esta era a minha imagem original. Um amanhecer ensolarado (o que anda em falta em Santa Maria, cidade onde moro). Fiz com que a imagem ficasse com 50% do tamanho original.





















Como foi: Bem fácil. Foi só ir até o menu Image, clicar em Resize/Resample (Ctrl +R), e redimensionar o arquivo. Preferi clicar em Set new size as percentage of original para fazer uma mudança percentual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário